A “ SPE - Sociedade
de Propósito Especifico”, no mundo jurídico, já é conhecida por advogados em
demandas que visam tutelar os interesses de seus clientes. Entretanto, a essência,
a alma desse instituto pode muito bem servir de inspiração para advogados
estabelecerem grandes parceiras de valor entre si, ambos contribuindo um com o
crescimento do outro como forma de aumentarem suas participações nos segmentos
em que atuam, adquirirem novos mercados, ganharem escala ou ofertarem uma gama
mais abrangente e especializada de serviços jurídicos. Tudo a depender dos seus
modelos de negócios na advocacia.
Advogados são,
por natureza, autônomos e de autuação individualista e pessoal - personalíssima em alguns casos -, o que
dificulta apurar o olhar para outras hipóteses que não a velha forma de advogar
ou de assumir um caso: sozinho. Grandes
bancas já tem essa cultura tatuada em seu DNA, onde mais de um profissional
atua na ação ou há interação entre os núcleos internos a fim de cada vez mais
entregar excelência e resultado para o cliente, com soluções multidisciplinares.
Pequenos e médios escritórios ainda enfrentam a resistência e medo do novo,
mormente quando o atendimento e o contato com o cliente também são
compartilhados.
O mundo está
evoluindo em velocidade superior a que conseguimos acompanhar. A evolução das fintechs,
das lawtechs e startups jurídicas exige um constante exercício de vigiar e
transformar dos advogados para se manterem competitivos. Conhecimento técnico,
apenas, não é mais suficiente. Saber analisar e avaliar o mercado também faz a
diferença nessa jornada empreendedora.
Assim como o
casamento é precedido pelo namoro, a SPE entre advogados também o pode ser de
um período de “experiência”, de compartilhamento pontual de ações ou demandas
antes de ser efetivada uma sociedade de advogados, se é que um dia a relação
evoluirá nesse sentido.
A advocacia do
eu sozinho é cruel com profissionais que lutam, diuturnamente, para competir
por valorização e diferenciação em um mundo cada vez mais exigente e ansioso.
Buscar num instituto jurídico uma alternativa ao novo modo de advogar pode ser
uma forma de se engrandecer perante o mercado.
Publicado originalmente por Camila Berni em: http://blog.dmmcorp.com.br/2016/12/07/spes-entre-advogados-uma-estrategia-para-ganhar-mercado/
Publicado originalmente por Camila Berni em: http://blog.dmmcorp.com.br/2016/12/07/spes-entre-advogados-uma-estrategia-para-ganhar-mercado/
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