Pesquisar

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A arte (?) de procrastinar



















Adiar tarefas, planos e sonhos é muito mais comum do que se pensa.
Mas pode ser muito mais custoso também.
Quer saber por quê? Não deixe para depois e leia agora esse texto!

"Sento em frente ao computador para começar meu dia de trabalho. Antes de começar, vou à cozinha pegar um café, para ficar mais atento. No caminho de volta encontro um colega e puxo uma conversa boba, assunto qualquer. Volto à minha mesa. Abro o site de um jornal para dar uma olhada nas notícias do dia, ficar informado. Abro o correio eletrônico particular para ver se há alguma mensagem importante. Toca o celular, atendo: telemarketing. Desligo. Volto para iniciar meu trabalho. entro em uma rede social para dar bom dia aos amigos e ler sobre o que estão comentando. Vejo a foto de um gatinho com chapéu, alguém reclamando da chuva. Onde eu estava mesmo? Ah, iniciar o trabalho. Abro o correio eletrônio do trabalho. Nada de importante, Clico em "receber e-mails". Opa! Chegou um! Propaganda de relógio falsificado. Ah, deixa eu ver aquele site com o texto que não terminei de ler ontem. Ó, interessante. Tem esse outro link bacana, abro em outra aba enquanto o outro vídeo está carregando. O que é mesmo que eu estava fazendo? Ah, começar a produzir..."

Temos a tendência de postergar tudo o que parece ser tedioso, demanda muito trabalho, não é pra hoje. Ou o que que não nos dê prazer imediato. Temos a necessidade de evitar o desprazer a qualquer custo. Preferimos, às vezes, a agonia da espera, em lugar de fazer de uma vez o que precisamos.

Algumas pessoas procrastinam por não conseguir tomar decisões porque não decidir, ao seu ver, as absolve das responsabilidades que viriam com tais decisões. E, para não sofrer as consequências, preferem ficar estacionadas.

A arte de prorrogar também pode estar associada à falta de foco, de objetivos claramente definidos, de uma visão delineada de como se quer estar no futuro, de conhecimento de potencialidades. A tal perspectiva, sabe?

No trabalho, pode estar intimamente ligada à ausência de prazer naquilo que se faz, em não gostar do trabalho, em não querer estar ali.

E você? Por que anda procrastinando sua vida?





Nenhum comentário:

Postar um comentário